. dia 07/09/2007

De Londres para a cidade de Cambridge são aproximadamente 90 km, 1 hora 50 minutos de ônibus ou 50 minutos de trem.

 

Partimos de ônibus da Victoria Coach Station.

 

Cambridge, sede administrativa de Cambridgeshire, condado da Inglaterra, na região de East Midlands, assim como Oxford, é conhecida como a cidade das faculdades, uma cidade plena de história, bela arquitetura, verdes gramados e com um próspero comércio.

 

A cidade é pequena, com área central de aproximadamente 4 km², assim caminhar é a melhor forma de conhecer cada um de seus recantos, ou de bicicleta, como faz a maioria dos moradores. Todas as ruas da cidade possuem ciclofaixas. Sendo as bicicletas usadas até para as saidas à noite.

 

Envolvendo a cidade e seus parques corre o Cam River, tão plácido e tranquilo que mais parece um canal, passando atrás das universidades de Cambridge, onde se pode fazer caminhadas ou passear de barco, um tipo de gôndola à moda inglesa, de onde se avistam antigas bibliotecas, pontes e pátios.

 

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209 por ex-alunos da Universidade de Oxford, que discordavam dos rumos da antiga ‘casa’, à época, com pouco mais de 100 anos, daí a rivalidade entre elas, universidades e as próprias cidades e seus habitantes.

 

 

É no centro histórico que se concentra a maioria dos ‘colleges’ da Universidade, que se organiza em um pool de escolas, cada uma seguindo seu próprio regramento, modelo só encontrado em Cambridge e em Oxford, mais liberais, mais conservadoras, com foco em determinadas áreas do conhecimento.

 

 

A Universidade de Cambridge produziu 83 vencedores do prêmio Nobel, homens que mudaram a história da física como Isaac Newton, o naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes. Considerada a 2ª melhor universidade do mundo, atrás apenas da Universidade de Harvard.

 

Uma caminhada pela cidade revela um detalhe interessante, prédios de faculdades que tem mais semelhança com castelos do que com escolas. A razão é que, na época de suas construções, muitas delas do século XVII ou até anteriores, eram consideradas “Castelos do Conhecimento“.

 

O acesso a estes prédios é restrito aos pátios internos, algumas horas, na parte da tarde, para visitas.

 

Destacam-se os prédios do King’s College e o do Saint John Trinity College.

 

O King’s College possui, ainda, uma imponente capela, sede de seu coral, um dos principais da Europa, cujas datas de apresentação podem ser conferidas, bastando, para tanto, acessar www.kings.cam.ac.uk/choir

 

Os melhores parques são The Backs (lado oeste), Jesus Green e Midsummer Common (ao norte) e Parker’s Piece (ao sul).

 

King’s Parade é uma das principais ruas de comércio de Cambridge, que fica justamente em frente ao Trinity College.

 

Nossa visita a Cambridge teve um único objetivo, conhecer e sentir um pouco da atmosfera de cada um dos lugares onde nosso filho Ricardo Pinheiro Grumbach morou, estudou e trabalhou nos 6 meses que passou na Europa.

 

. na Alpha Road (morou)

 

. na De Freville Avenue (morou)

 

. na Homerton Street, no Eurocentres (estudou)

 

. na Norfolk Street, no Cyber (trabalhou) e onde aproveitamos para fazer um lanche.

 

Retornamos a Londres de trem até a Estação King’s Cross, inaugurada em 1850.