Madri

> 19/05/2013 – domingo

Saímos do Aeroporto do Porto (OPO) para o Aeroporto de Madri (MAD), voando Iberia 8727, às 12:15 horas, chegando às 14:25 horas (1h 10m).

Um taxi nos conduziu do Aeroporto Madrid-Barajas ao Hotel Francisco I, Calle Arenal esquina com Calle de Las Hileras.

O Hotel Francisco I, na Calle Arenal, 15, é um velho conhecido, veja nosso comentário na booking.com: “Esta foi a terceira vez em que nos hospedamos no Hotel Francisco I. Em maio do ano passado (2012) deixamos nossa impressão sobre o hotel aqui na booking.com e ela não mudou. Passando por Madri, não pensamos duas vezes e nos hospedamos neste hotel. A localização é privilegiada, ponto forte do hotel, que é simples, mas confortável, recém reformado/modernizado, limpo, com funcionários gentis. O café da manhã também é simples, sem comprometimento da qualidade do que é oferecido. Certamente, estaremos de volta a Madri e, também certamente, ao Francisco I. Nos aguardem !!!”

www.hotelfrancisco.com

Havíamos comprado ingressos para o jogo Real Madrid x Málaga, que aconteceria nesta data, no Estádio Santiago Bernabéu, através da Online Ticket Express, contudo, o jogo foi antecipado, se não me engano, para o dia 08/05, e nós não só não assistimos ao jogo como não fomos restituídos do valor dos ingressos. O placar foi Real Madrid 6 x Málaga 2. Já conhecemos o estádio, mas teria sido bom retornar a ele, só que, desta feita, para assistir a um jogo do Real Madrid e com o Málaga, cidade onde começamos nossa viagem. Mas ficou para uma próxima oportunidade e, com certeza, elas não nos faltarão.

Domingo, fim de tarde, nossa escolha, então, recaiu sobre a Plaza Mayor, onde no nº 22, na Cafeteria e Restaurante Magerit, almoçamos alguns tapas: salmón ahumado sobre queso brie fundido e queso de cabra fundido sobre cebolla caramelizada y nueces. www.plazamayordemadrid.com

Uma vez estando na Plaza Mayor, não deixe de dar uma passadinha na loja El Arco, ‘artesanía española moderna’, tudo de muito bom gosto e fora do lugar comum.

Saímos da Plaza Mayor e, bem ao lado, a Plaza de San Miguel, onde fica o Mercado de San Miguel, que não conhecíamos e que foi uma agradável surpresa. Um lugar cheio de charme, ao mesmo tempo mercado e point para degustar uma variedade de opções, numa construção de ferro, erguida em 1916, reinaugurada em fins de 2009. www.mercadodesanmiguel.es

Uma esticadinha nos levou até a Puerta del Sol, percorrendo a Calle Preciados, onde fica o El Corte Inglés – Preciados, indo até a Plaza del Callao, outro El Corte Inglês, o Callao.

> 20/05/2013 – 2ª feira

Quando acordamos a temperatura era de 6º C, tendo encerrado em torno dos 16º C, mas foi um dia de sol, muito bonito.

Começamos o dia na Plaza de España, mais precisamente na Juliá Travel, onde compramos as passagens para o Outlet Las Rozas Village, rede europeia Chic Outlet, mercadorias da temporada mais recente e nada com defeito.

À 40 minutos de ônibus de Madri, o ônibus sai de frente da oficina da Juliá Travel, às 11, 13 e 15 horas, retornando às 17 e às 20 horas, de 2ª feira à domingo, das 10 às 21 horas, aos sábados até as 22 horas.

É um espaço muito agradável, tanto para andar e ver, quanto para comprar.

www.chicoutletshopping.com

Almoçamos no The Lobby Café, repetindo a escolha da vez anterior, uma ‘hamburguesa’, um hambúrguer dos Deuses. Imagine, eu nem como hambúrguer, com exceção deste. www.thelobbycafe.es facebook/thelobbycafe

De volta a Madri, na Calle Postigo de San Martín, 8, junto à Plaza de Callao e a 500 m da Puerta del Sol, ‘La Central‘, uma das sete livrarias da rede, cinco em Barcelona e três em Madri.

Instalada numa casa-palácio de 1.200 m², que teve sua arquitetura original preservada. A capela que havia antes foi transformada num dos cantinhos mais charmosos, dedicado a uma parte da ampla seção de literatura infantil.

‘Dijo el clássico que todo pensamento no escrito es uma piedra

com la que volveremos a tropezar mañana.’

No térreo há uma cafeteria-restaurante, o El Bistró.

Na cripta do edifício, que já armazenou tabaco, funciona o bar El Garito, com shows e diferentes eventos culturais.

. a livraria, de 2ª feira à sábado, das 9:30 às 22 horas e domingos, das 10 às 22 horas

. o El Bistró, de 2ª a 4ª feira, das 9 à 1 hora; de 5ª feira à sábado, das 9 às 2 horas e domingo, das 10 às 22 horas

. o El Garito, de 4ª feira à sábado, das 20 às 2 horas.

> 21/05/2013 – 3ª feira

Último dia ! Gosto muito de Madri, cada vez mais, e já temos algum conhecimento do entorno do hotel em que nos hospedamos e um pouquinho da cidade, resultado de quatro estadias por aqui.

Tomamos o Metro Sol, direção Las Rosas, descendo na estação Goya, pegando, então, o trem em direção Arquelles, descendo na estação Serrano.

Estivemos no El Corte Inglés do Centro Comercial Ayala, eu para visitar os setores de papelaria e de viagens e meu marido, o setor de fotografia.

Estivemos, também, no El Corte Inglês do Centro Comercial Serrano, onde almoçamos na Cafetería: patatas campesinas com crema de queso y bacon; huevos com foie, patatas campesinas y cebolla caramelizada; pan de ajo com scamorza affumicatta (queso fundido italiano por encima); arroz con leche, postre más casero y tradicional.

> Antes de fazer suas compras no El Corte Inglês, procure o atendimento ao turista com seu passaporte e obtenha sua tarjeta, que garantirá 10% de desconto em todas as suas compras. Válido por 1 dia. Somente para turistas estrangeiros não-residentes e maiores de 18 anos.

> Curiosidade: salários médios brutos 2010 divulgados pela tv em Madrid

1.078 E/mês – Portugal

291 E/mês – Bulgaria

> 22/05/2013 – 4ª feira

Chegou a hora de voltar, voo IB 6025, saindo de Madri às 11:45 horas, Aeroporto Madrid-Barajas, chegando ao Rio de Janeiro às 17:15 horas (10h30m)

Viajar é muito, muito, muito bom, mas nada como a nossa ‘Pousadinha’, na companhia dos nossos amadinhos.