E P H E S U S
A costa turca do Mar Egeu
é um museu arqueológico quase contínuo.
Há ruínas greco-romanas
e de civilizações anteriores por toda a parte.
As mais impressionantes são as de Pérgamo (Bergama), um reino que no século I a.C. foi doado aos romanos por seu próprio monarca (das 9 às 17 horas).
Ao sul de Pérgamo, as de Éfeso, imponente e em ótimo estado de conservação (das 8 às 17 horas).
A cidade, erguida pelos jônicos (antigos gregos), em mármore branco, piso e colunas, no século XI a.C., tem, também, valor religioso para os católicos, pois foi lugar de pregação dos apóstolos João Evangelista e Paulo.
Uma das viagens missionárias de Paulo é narrada no Livro dos Atos dos Apóstolos.

A Igreja, que havia na cidade no fim do primeiro século, foi uma das sete mencionadas no Livro do Apocalipse.Conhecida como a capital do Império Romano na Ásia Menor, era a 5ª cidade mais populosa do Império, entre 400 e 500 mil habitantes.

Consta ter sido visitada pelo Imperador Romano Marco Antonio & Cleópatra, que teriam entrado na cidade, com toda a pompa, pela então Rua do Porto, uma das mais importantes do local.

Com 800 m de extensão, dos quais restam 500 m, e 21 m de largura, chegava ao mar, ladeada por colunas de mármore.

Dois pontos da antiga cidade são considerados os carros-cheges do passeio:

Biblioteca de Celsus, construída em memória de Tiberius Julius Celsus, governador romano da província de Éfeso, pelo filho Galius Julius Aquila.

Concluída em 135, situada na Rua do Mármore, e que chegou a armazenar cerca de 12 mil rolos de papiro, também, túmulo de Celsus, ostenta colunas de 10 m de altura, tendo sido restaurada por uma equipe de arqueólogos austríacos.

As estátuas da fachada representam a sabedoria (Sofia), o conhecimento (Episteme), a inteligência (Ennoia) e a virtude (Arete) e são cópias, já que as originais se encontram no Museu de Éfeso, em Viena. Bem à frente está a Porta de Augusto.

O Anfiteatro, construído na entrada da Rua do Porto, exemplar de um típico teatro grego, formado por três pavimentos, que comportava 24 mil pessoas sentadas, que se reuniam para espetáculos musicais, atividades esportivas e cerimônias religiosas e, também, para encontros públicos, como o conselho da cidade.

Esta foi outra grande emoção deste dia: estar no anfiteatro onde São Paulo, nome do Círculo Bíblico do qual fazemos parte, pregou a Palavra de Deus ao Povo: Epístola aos Efésios.

O complexo principal é composto por ruas, dois anfiteatros, palácios, banhos, templos, estátuas, moradias e até um bordel.

Ainda nesta área:

a Fonte de Trajano, construída em homenagem ao Imperador Trajano, no século I, monumento de 12 m de altura, dividido em dois andares, guardava 12 estátuas;

a Rua Curetes, construída em 290 a.C. considerada sagrada por abrigar tantos templos, tem sua forma original preservada;

o Templo de Adriano;

o Odeão ou Pequeno Teatro;

o Templo de Ísis e

o Templo de Domitiano.

Fora desta área central, a cerca de 3 km, encontram-se as ruínas do Templo da Deusa Artemisa (Artemis/Diana), do século VI a.C., ‘Uma das Sete Maravilhas da Antiguidade‘, sendo as mais bem conservadas e as mais importantes da Turquia.

O Templo de Artemisa teria ficado de pé até o ano de 263, quando acabou destruído por povos invasores, não tendo sido reerguido por simbolizar o paganismo. As colunas em mármore foram levadas para Constantinopla e teriam sido usadas na construção da Catedral, posteriormente, Mesquita de Santa Sofia.

Da construção que media 138 m de comprimento, 71 m de largura e que era sustentada por colunas de 20 m de altura, resta apenas uma coluna de pé, bem pertinho da pista de rolamento.

80% de seus monumentos são originais, embora, durante os trabalhos de escavação, a partir do século XIX, muitos dos achados tenham sido levados para outros países, como Inglaterra e Áustria.

É preciso percorrer cerca de 10 km para alcançar os quatro sítios arqueológicos:

. a Casa da Virgem Maria
. Efesos,
. o Templo de Artemisa e
. a Tumba de São João Evangelista.
As Sete Igrejas da Ásia Menor

As Sete Congregações de Revelação também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor são as Congregações das cidades mais importantes da região do Egeu no início do cristianismo, mencionadas no Livro do Apocalipse, no Novo Testamento. Entendendo-se congregações como as comunidades cristãs que viviam nestas cidades e não necessariamente templos, prédios ou construções, que foram posteriores.

Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos, comunicada a João, através de seu anjo:

“Escreve o que vês num livro e envia-o às sete Igrejas: a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.” (Apocalipse 1,11)

Entre estas sete igrejas, cinco delas o Senhor adverte para que se arrependam de sua condição, mas Esmirna e Filadélfia não possuem tal advertência, pois são igrejas que se arrependeram.

Mensagem a Éfeso (Apocalipse 2, 1-7)
“Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não pode suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos. Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas. Mas isto tens de bem: detestas as obras dos nicolaítas, como eu as detesto.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus.”

Precisava se arrepender, pois havia perdido o primeiro amor. Esse primeiro amor é um amor ardente. É este amor que Deus deseja. Amar a Deus não é fácil, precisamos aprender a amar a Deus. Ele nos ensina a amá-lo. Só quem o ama pode alimentar-se da árvore da vida. Por isso é necessário ganharmos a experiência da segunda igreja, Esmirna. (comentário Wikipedia)

Mensagem a Esmirna (Apocalipse 2, 8-11)
“Ao anjo da igreja de Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou a vida. Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza – ainda que sejas rico – e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás. Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.”
(segunda morte: aquela que separa a alma não do corpo, mas de Deus, e precipita no tanque de fogo)

Provação. Quando estamos em sofrimento, daí é que nós nos voltamos ao Senhor, valorizamos as reuniões, os grupos familiares e até pedimos a oração dos irmãos, mas quando o sofrimento passa a nossa tendência é nos afastarmos de Deus e nos unirmos ao mundo. Porém essa igreja em nada tem sido reprovada por Deus. É a igreja a qual Deus aprova por todas as suas obras, pela sua fé e persistência. (comentário Wikipedia)

Mensagem a Pérgamo (Apocalipse 2, 12-17)
“Ao anjo da igreja de Pérgamo, escreve: Eis o que diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Sei onde habitas: aí se acha o trono de Satanás. Mas tu te apegas firmemente ao meu nome e não renegaste a minha fé, mesmo naqueles dias em que minha fiel testemunha Antipas foi morto entre vós, onde Satanás habita. Todavia, tenho alguma coisa contra ti: é que tens aí sequazes da doutrina de Balaão, o qual ensinou Balac a fazer tropeçar os filhos de Israel, para levá-los a comer carne imolada dos ídolos e praticar imundícies. Tens também sequazes da doutrina dos nicolaítas. Arrepende-te, pois; senão, virei em breve a ti e combaterei contra eles com a espada da minha boca.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei o maná escondido e lhe entregarei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, senão aquele que o receber.”

Casamento com o mundo e o resultado disso é nos tornarmos idólatras (Tiatira). (comentário Wikipedia)

Mensagem a Tiatira (Apocalipse 2, 18-29)
“Ao anjo da igreja de Tiatira, escreve: Eis o que diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés semelhantes ao fino bronze. Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas últimas obras, que excedem as primeiras. Mas tenho contra ti que permites a Jezabel, mulher que se diz profetisa, seduzir meus servos e ensinar-lhes a praticar imundices e comer carne imolada aos ídolos. Eu lhe dei tempo para arrepender-se, mas não quer arrepender-se de suas imundices. Desta vez a lançarei num leito, e com ela os cúmplices de seus adultérios para aí sofrerem muito, se não se arrependerem das suas obras. Farei perecer pela peste os seus filhos, e todas as igrejas hão de saber que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, porque darei a cada um de vós segundo as suas obras. A vós, porém, e aos demais de Tiatira que não seguis esta doutrina e não conheceis (como dizem) as profundezas de Satanás, não imporei outro fardo. Mas guardai o que tendes até que eu venha. Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a Estrela da manhã.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Igreja ativa nos trabalhos sociais, caridosa (amorosa), consistente na fé e na paciência, porém tolerava a idolatria e a prostituição a outros deuses, ato abominado por Deus, sendo essas atitudes semelhantes a atitude de Jezabel, uma mulher citada no Antigo Testamento que é aplicada apenas como referência para os cristãos em Tiatira, pois ela foi morta desde os dias de Elias. Sendo Jezabel apenas um adjetivo. Deus queria que a igreja se tornasse intolerante a esse tipo de atitude. (comentário Wikipedia)

Mensagem a Sardes (Apocalipse 3, 1-6)
“Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as tuas obras: és considerado vivo, mas estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que ia morrer, pois não achei tuas obras perfeitas diante de meu Deus. Lembra-te de como recebeste e ouviste a doutrina. Observa-a e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão, e não saberás a que horas te surpreenderei. Todavia, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; andarão comigo vestidas de branco, porque o merecem.
O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamas apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seu anjos.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Porém Deus não desiste pois tem um propósito: ter uma expressão de seu reino na terra e, por meio de sua luz, separa aqueles que receberam a verdade e dá início, então, à sua restauração. Mas por essas verdades não serem praticadas, cessou-se, então, a obra de restauração e deu-se início às divisões e a divisão não é uma obra do Espírito Santo de Deus. A obra do Espírito Santo consiste na unidade do Corpo de Cristo que está relacionada à Igreja em Filadélfia.” (comentário Wikipedia)

Mensagem a Filadélfia (Apocalipse 3, 7-13)
“Ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve: Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir. Conheço as tuas obras: eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque, apesar de tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome. Eu te entrego adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus, e não o são, mas mentem. Eis que os farei vir prostar-se aos teus pés e reconhecerão que eu te amo. Porque guardaste a palavra de minha paciência, também eu te guardarei da hora da provação, que está para sobrevir ao mundo inteiro, para provar os habitantes da terra. Venho em breve. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Farei do vencedor uma coluna no templo de meu Deus, de onde jamis sairá, e escreverei sobre ele o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus enviada por meu Deus, assim como o meu nome novo.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Amor de uns para com os outros. Filadélfia não tem como sustentação o ensinamento de homens. O que dá sustentação à Igreja é o nome de Deus e sua Palavra. É o que precisamos conservar para que ninguém tome a nossa coroa, essa Igreja tem pouca força, mas possui uma porta aberta que ninguém pode fechar. (comentário Wikipedia)

Mensagem a Laodicéia (Apocalipse 3, 14-22)
“Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente ! Mas, como és morno, nem frio, nem quente, vou vomitar-te. Pois dizes: Sou rico, faço bons negócios, de nada necessito – e não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Por fim temos uma advertência: se perdermos a simplicidade com relação ao Nome e à Palavra, poderemos cair na condição de Laodicéia, que se achava rica e abastada, pois o Senhor precisa bater para entrar novamente, por estar com a porta fechada. (comentário Wikipedia)