. dia 02/09/2007
Da Waterloo Millennium Pier, embaixo da roda-gigante London Eye, pelo Rio Thames, até Greenwich Pier, numa viagem de 60 minutos, à 8 km do centro de Londres.

Nossa direção ? O Greenwich Park, mais precisamente o Royal Observatory, no topo da colina mais alta do parque. Um edifício bastante modesto, projetado por Christopher Wren, cuja torre nordeste exibe uma bola do tempo que sobe no mastro às 12:58 horas e cai às 13 horas, pelo tempo exato do meridiano de Greenwich, anexada ao edifício em 1833 para que os navios que percorriam o Rio Tamisa pudessem acertar a hora.

 

Pontualidade britânica ?

 

O que faz a fama do lugar é a Greenwich Mean Time – GMT ou hora média de Greenwich.

O Observatório foi fundado em 1675 por Carlos II.

A Prime Meridian of the World, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente e em 24 fusos horários. Bárbara a sensação de se estar ao mesmo tempo com um pé no ocidente e o outro no oriente, ainda que de bota ortopédica !!!

 

O National Maritime Museum, Romney Road, é o maior museu marítimo do mundo, localizado no Royal Naval Hospital de Wren.

 

St. Alfege Church, projetada por Nicholas Hawksmoor, em 1714, marca o lugar onde o Arcebispo de Canterbury Alfege foi assassinado, em 1012, que, contudo, encontrava-se fechada.

 

Retornamos ao Greenwich Pier, parando nas estações Tower, Westminster, descendo no Waterloo Pier, a mesma em que havíamos embarcado.

 

http://www.rog.nmm.ac.uk/

http://www.nmm.ac.uk/