DE VOLTA A NOVA YORK

Era uma intenção antiga, visitar Nova York no Natal, ver a cidade enfeitada, desejo realizado.

Confesso que esperava a cidade bem mais enfeitada do que encontrei, mas, valeu!

> ida 01/12/2019 – domingo – Gol G3 1089 às 18:45 horas, saindo do Rio de Janeiro (SDU – Aeroporto Santos Dumont) com destino a Guarulhos (GRU), onde chegamos às 20 horas. Uma parada de 2 horas e embarcamos Delta DL 472 às 22:20 horas, saindo de Guarulhos (GRU) com destino a Nova York (JFK – Aeroporto John F. Kennedy), onde chegamos na 2ª feira, 02/12/2019, às 6:17 horas. 7652 km em 9h27m

>>> Mais uma viagem em que estivemos juntos com nossos amigos Cristina & Eduardo. <<<

Ao desembarcar, buscamos o transfer contratado previamente com a Gray Line – GO Airlink Shuttle, indo do Aeroporto para Manhattan, Hotel Row NYC at Times Square (21,2 km), exatamente como havíamos feito, acertadamente, na viagem anterior. (21,77 USD/pessoa)

> Hotel Row NYC at Times Square, 700 8th Avenue, onde nos hospedamos de 02 a 10/12/2019, check-in 16 horas, com possibilidade de deixar a bagagem armazenada no aguardo do horário de entrada, mesmo hotel em que ficamos na viagem anterior e que nos atendeu muito bem, com uma localização excelente.

No saguão do hotel, o District M Bar – Café By Day, Lounge By Night serve café da manhã continental, de 2ª a 6ª feira, das 6:30 às 11:30 horas / sábados e domingos das 7 às 11:30 horas, que pode estar ou não incluído na diária.

Importante observar que o valor informado da diária pode não incluir o imposto de 14,75% + 40,16 USD taxa de resort por diária + 3,50 USD imposto municipal por diária.

O hotel está localizado no Theatre District, a uma quadra da Times Square, a sete quadras do Radio City Music Hall, onde fomos à noite.

Até que tivéssemos chegado ao hotel, nos apresentado na recepção, guardado nossas malas e esperar o check-in as 16 horas, fomos almoçar no Smith’s Hell’s Kitchen Bar & Restaurant, quase em frente ao hotel, 701 8th Ave, do qual tínhamos boas recordações. Contudo, não sem antes comprar um guarda chuva, porque chegamos a Nova York com chuva, vento, frio e neve, temperatura de 0 – 1 grau, tudo que se espera de Nova York no Natal. Jingle Bell.

Às 19 horas, chegamos ao Radio City Music Hall, parte do complexo do Rockfeller Center para assistir ao Christmas Spectacular, que acontece, anualmente, desde 1933 e que, por tradição, abre oficialmente a temporada de espetáculos natalinos em NY. O show tem em torno de 90 minutos e conta com o incrível grupo de dança The Rockettes, com início às 20 horas, mas  como compramos nossos lugares com antecedência, tínhamos que trocar os vouchers pelos ingressos. 1260 6th Ave, entre 50th e 51th St.  Temporada de 08/11/2019 a 05/01/2020.

Na volta do show, quase congelamos, chovia, nevava, ventava, temperatura 2 graus, frio demais, andávamos e não chegávamos. Por essas condições, optamos por ir direto ao Smith’s Hell’s Kitchen Bar & Restaurant e, em seguida, atravessar a rua para o hotel.

> 03/12/2019 – 3ª feira

Assim que tomamos café, saímos para a 42nd St com a 8th Ave, mais precisamente para o Port Authority Bus Terminal, onde trocamos nossos vouchers na loja da Gray Line pelos ingressos do ônibus para os Woodbury Outlets.

Os ônibus tem saídas diárias as 8:30/ 9:45 / 11:15 / 12:00 horas, com retorno às 12:45 /13:30 / 14:02 / 15:36 / 16:10 / 16:45 / 17:21 / 18:58 / 20:16 / 21:26 horas.

A fila para embarque era bem longa, não vou te enganar não.

O tempo de viagem é de cerca de 1 hora. Na autoestrada para o Outlet nos surpreendemos com a neve soltando de outros veículos e vindo na direção do nosso ônibus como num ‘pentibol’.

O Woodbury Common Premium Outlets tem mais de 220 lojas, com descontos diários. Todas as lojas são edifícios independentes, assim, sai-se de um prédio para ir de uma loja para outra à céu aberto. Vale ver quais são essas lojas, selecionar as que você quer ir, para definir um roteiro e não ficar indo e vindo, perdendo tempo e possibilidades. Há uma pequena praça de alimentação.

Nosso jantar foi no Bubba Gump Shrimp Company, em Times Square, 1501 Broadway. Rede criada em 1994, inspirada no filme Forrest Gump. No filme, Bubba sugeriu ingressar no negócio de camarão e, posteriormente, Forrest prosseguiu com a ideia após a morte de Bubba na Guerra do Vietnã.

> 04/12/2019 – 4ª feira

Data da cerimônia de iluminação da Árvore de Natal do Rockfeller Center, decorada com mais de 50 mil luzes de LED e fiação elétrica com mais de 8 km, iluminada diariamente de 5:30 até 23:30 horas.

E esse foi dia de explorar a Macy’s Herald Square, 34 St, com entrada pela 6th ou 7th Ave.

Chegando à loja, procure o ‘Visitor’s Center’, no mezanino, apresente o passaporte e retire seu ‘Macy’s International Visitor Saving Card’ para 10% de desconto em muitos produtos.

No final de cada andar, é comum encontrar uma área de liquidação ‘clearance’, com preços remarcados e descontos que variam de 25% a 50% do preço da etiqueta.

A Macy’s é um show a parte na época do Natal. Um dos 11 pisos, neste ano foi o 8º, é dedicado a uma aldeia mágica de Natal chamada ‘Macy’s Santaland’ (Terra do Papai Noel da Macy’s).

Este ano abriu em 29/11. Para visitá-la, é necessário fazer uma reserva on line, com antecedência, a partir de 25/11. A entrada é gratuita. No dia e hora reservado você deverá ingressar na fila, mas a partir daí você poderá ter que esperar até chegar sua vez de ingressar na Santaland.

O filme ‘Miracle on 34th Street’, em 1947, ajudou o Papai Noel da Macy’s a se tornar famoso no mundo todo. A história de uma garotinha que encontrou o Papai Noel ‘real’ na Macy’s, fez dela o endereço de correspondência mais popular para St Nick (Saint Nicholas), só perdendo para o Polo Norte.

Fotos profissionais estão disponíveis para compra, opcional. Mas como acreditariam que tivemos com o Papai Noel sem uma foto que registrasse o momento ?

A Macy’s é tão completa que possui até uma praça de alimentação. Almoçamos no Stella 34 Dining, Trattoria, no 6º andar.

Às 19 horas fizemos a excursão noturna, no ônibus panorâmico, City Sightseeing – Tour ‘All Loops’, sem paradas, duração entre 2 e 3 horas, com partidas às 18 e às 18:30 horas, além do horário que fizemos. Manhattan à noite: Empire State Building, Greenwich Village, Soho, Chinatown, Rockfeller Center, Manhattan Bridge, Brooklyn Bridge.

E finalizamos a noite no ‘Smith’s Hell’s Kitchen’.

> 05/12/2019 – 5ª feira

Andando pela 5ª Avenida, vendo as vitrines enfeitadas para o Natal.

Chegando na 5ª Avenida com a 59th St, tomamos uma charrete e entramos no Central Park South, seguindo até o The Met, 1000 5th Avenida, na 82nd St. Belíssimo passeio.

Quando o Met foi fundado, em 1870, não possuía uma única obra de arte. Através dos esforços combinados de gerações de curadores, pesquisadores e colecionadores, a coleção foi crescendo e representa mais de 5000 anos de arte de todo o mundo, desde as primeiras cidades do mundo antigo até as obras do nosso tempo.

O Costume Institute Gala é o maior evento do calendário de arrecadação de fundos de moda, sempre na primeira 2ª feira do mês de maio. Fundado pela publicitária Eleanor Lambert, foi realizado pela primeira vez em 1948 para incentivar doações da alta sociedade de NY. Desde 1995, o evento é presidido pela editora-chefe da revista americana Vogue, que recruta figuras públicas para atuar como co-presidentes.

O Met Gala 2018 teve por tema, ‘Corpos Celestes: moda e imaginação católica’. No centro, trajes papais emprestados da sacristia da Capela Sistina, muitos dos quais nunca haviam sido vistos fora do Vaticano, mesmo no blockbuster de 1983 da Met, ‘As Coleções do Vaticano: O Papado e a Arte’. A exibição dessas extraordinárias peças eclesiásticas destacou a influência duradoura da religião e das vestimentas litúrgicas na moda.

Ao colocar a moda dentro do ‘contexto mais amplo da produção artística religiosa’ (como pinturas e arquitetura), o curador do Instituto, trabalhando ao lado de colegas do departamento medieval do Met e do Claustro, mostrou como o ‘cristianismo material’ ajudou a formar a ‘imaginação católica’. A interseção entre fé e moda, sagrado e profano, nem sempre fácil ou melhor ‘complexo e às vezes contestado’.

No Met está o Templo de Dendur, erguido em honra da Deusa Isis, no tempo do imperador romano Augusto, por volta do ano 13 a.C., na Núbia, no sul do Egito, na margem ocidental do Nilo.

Na década de 1960, considerado o risco da crescente subida das águas do Lago Nasser e a construção da barragem que iria submergir o Templo, a UNESCO lançou uma campanha que conduziu ao desmantelamento do edifício, posteriormente, oferecido aos Estados Unidos e instalado no Met em 1967.

De acordo com informação do museu, há simbologia nas cores do templo dos antigos egípcios: o azul, associado à água e ao Nilo; o verde, à vegetação; o amarelo e o ouro, ao sol e ao Deus Ra; os tons avermelhados, ao deserto, ao poder e à vitalidade.

O Tony’s Di Napoli foi nossa opção para o almoço, 147 West 43rd St entre a 6th e a 7th Ave.

> 06/12/2019 – 6ª feira

Após o café, tomamos o metrô na 42th St para descer na 34th St, estação Hudson Yard onde começa a High Line, por ela andando até a 14th St.

Entre as 10th e 12th Ave e as 30th e 34th St., o novo bairro de NY, o Hudson Yards, concentra prédios residenciais e comerciais, muitos ainda a serem construídos e shopping com mais de cem lojas.

Hudson Yards é o maior projeto imobiliário privado da história dos EUA e o mais importante desde a construção do Rockefeller Center. O novo e moderno espaço receberá inúmeros escritórios, apartamentos, pontos comerciais e um novíssimo mirante, no topo do Hudson New York, um dos mais altos mirantes à céu aberto.

Em junho (2019) foi aberto o último trecho da High Line, conhecido como Spur, a quarta e última seção da estrutura ferroviária original.

Acessamos a High Line, a partir da Vessel, uma grandiosa estrutura de cobre e vidro, que lembra uma enorme colmeia, com 15 andares de escadas interligadas, 80 patamares de diferentes alturas, mais de 2.500 degraus e mais 1,5 km de caminho para se chegar ao topo. O prédio, além de uma atração turística, conta com um centro cultural, com concertos, espetáculos, exposições e outras apresentações artísticas.

É possível subir de elevador, que é bem disputado.

A visitação é possível e gratuita, mediante cadastro no site oficial da atração. A distribuição de ingressos só acontece on line e tem limitação. https://is.gd/v0rk8X

www.hudsonyardsnewyork.com/discover/vessel

Ao lado do The Vessel está o The Shed, com cobertura flexível e construído sobre rodas, um tipo de galpão cultural que chama atenção pela sua fachada prateada, reunindo obras de arte originais e artistas de gêneros como hip hop e música clássica.

www.theshed.org

A High Line é um parque público linear, de aproximadamente 25 km, construído em 2009, sobre uma antiga linha férrea histórica de carga acima das ruas no lado oeste de Manhattan. Fica a 8 metros de altura e atravessa três bairros, se estendendo por 19 quadras, um lugar imprescindível na visita à cidade dos arranha-céus.

Como uma linha férrea de carga, a High Line esteve em operação de 1934 a 1980, transportando carne para o Meatpacking District, produtos agrícolas para as fábricas e armazéns do West Side industrial e correspondência para os Correios.

• Horário de inverno: 1 de dezembro a 31 de março, das 7 às 19 horas
  • Os pontos de acesso estão localizados na Gansevoort St, 14th St, 16th St, 17th St, 20th St, 23rd St, 26th St, 28th St, 30th St, 10th Ave com 30th St e 11th Ave com 34th St.
  • As entradas na Gansevoort St, 14th St, 16th St e 30th St são acessíveis por elevador.
  • A entrada na 34th St é uma rampa com acesso para cadeira de rodas.
  • Os banheiros estão localizados na High Line na Gansevoort St, 16th St e 30th St.

Conforme vamos andando pela High Line, vamos encontrando diferentes obras de arte interativas que artistas nova-iorquinos realizaram nesse espaço.

Em 1930, quando a High Line foi construída, estes bairros eram mais ocupados por indústrias e empresas de transporte. Após a construção do parque, galpões e fábricas foram sendo convertidos em galerias de arte, studios de design, lojas, restaurantes, museus e residências. Além dos jardins, foram instalados bancos para leitura, descanso ou mera contemplação do Rio Hudson e do ritmo de vida dos nova-iorquinos.

A High Line foi construída e inaugurada em etapas. A primeira seção, da Gansevoort St a 20th St, foi inaugurada em junho de 2009. O parque se estendeu até a 30th St em 2011 e a High Line na Rail Yards foi inaugurada em 2014. A última seção da High Line da 30th St e 10th Ave, na primavera de 2019.

Na altura da 34th St o parque possui painéis muito interessantes, que contam  um pouco mais sobre a história através de fotos e mensagens, permitindo observar como era o local anteriormente, quando ainda funcionava como uma linha de trem e como foi se transformando gradativamente até se tornar o espaço que é hoje.

O lugar escolhido para o nosso almoço foi o Red L0bster, 5 Times Square, já as 17 horas. E que sobremesas são aquelas !!!

> 07/12/2019 – sábado

No cruzamento de Park Avenue e 42nd St, lá está ela, a maior estação de trens e metrô do mundo, com 194 mil m², ligando bairros e muitas cidades, a Grand Central Station.

Da antiga estrutura restam as duas águias de bronze que enfeitam as entradas das ruas 42th e 43th. A entrada da rua 42th passou por detalhada restauração e nela está o belíssimo relógio Tifanny, cercado por três figuras mitológicas (Hércules, Minerva e Mercúrio).

Pelo saguão principal passam, todos os dias, uma média de 750 mil pessoas, umas para embarcar numa das 44 plataformas, um recorde mundial, outras para apreciar um dos pontos mais conhecidos de NY, muito por sua aparição em um sem-número de filmes.

O teto mostra as constelações, mas de forma invertida, como se olhássemos do céu para a Terra.

Há um tour de áudio da GCT Tour no primeiro piso (saguão principal), aberta diariamente das 9 às 18 horas, disponível em inglês, francês, espanhol, japonês, chinês, mandarim, italiano e alemão. Estranho, com tantos turistas brasileiros em Nova York, não haver áudio em português.

O Oyster Bar comemorou  junto com a estação seu centenário em 2013, o mais antigo restaurante em funcionamento na estação, fica na entrada da grande Praça de Alimentação, que funciona no andar inferior da estação. Parece um porão ou depósito de algum convento, com o teto formado por uma série de abóbadas de tijolinhos. A casa trabalha com 254 tipos de ostras diferentes.

Mais do que uma grande estação de trem e metrô, é um complexo comercial e gastronômico, com 68 lojas, 35 pontos de alimentação e um mercado, o Grand Central Market. A área das mesas da praça de alimentação é inspirada no interior dos trens antigos que partiam da estação.

Na sequência, foi a vez da Biblioteca Pública de Nova York, dentro do Bryant Park, 476 5ª Avenida.

É a segunda maior dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, com um acervo de mais de 53 milhões de livros.

Levou onze anos para ser construída e sua inauguração foi no ano de 1911. A arquitetura do prédio chama atenção pela sua importância e beleza, com suas duas estátuas de leões na escadaria da entrada principal, conhecidas como ‘Paciência’ e ‘Fortaleza’.

Dentro do prédio pode-se admirar a bela mobília, o teto com vários afrescos e muitos detalhes em ouro, além de toda a madeira utilizada na construção.

No andar térreo, o Centro Infantil, com os verdadeiros bichinhos que inspiraram as estórias do Winnie-the-Pooh. No primeiro andar, o Astor Hall, magnífica entrada em mármore branco, com duas amplas escadarias que parecem flutuar até as alturas sem nenhum suporte; a Hemeroteca de Witt Wallace, um dos mais belos interiores da cidade de NY, com elegantes lustres, ricos painéis laterais e imponentes murais; a Coleção de Mapas, que abriga uma das maiores coleções de mapas do mundo, com mais de 10 mil mapas só da cidade de NY; no terceiro andar, o Salão Principal de Leitura Rose, que atrai pesquisadores do mundo inteiro e a Rotunda McGray, arcos elevados, esplêndidos adornos e murais coloridos encantam o visitante.

O Bryant Park está localizado inteiramente sobre uma estrutura subterrânea que abriga no subsolo livros da biblioteca. Esta estrutura foi construída na década de 1980, quando o parque foi fechado ao público e escavado. As novas instalações da biblioteca foram construídas abaixo do nível do solo, enquanto o parque foi restaurado acima dele.

No inverno, montam ali uma grande pista de patinação no gelo, bastante concorrida.

Almoçamos no Via Brasil, 34 West 46th St, a rua dos brasileiros e à noite no Smith’s Hell’s Kitchen.

> 08/12/2019 – domingo

Tomamos o metro na 42th St no Port Authority Bus Terminal até a Spring Street Subway Station.

Nosso destino ? A primeira loja do mundo especializada em ‘arroz doce’, mais de 20 sabores, a “Rice to Riches” (Do Arroz ao Luxo), 37 Spring St, entre a Mott e a Mulberry St.

www.ricetoriches.com

Exploramos um pouco a redondeza e chegamos na Basilica of St Patrick’s Old Cathedral, na 260-264 Mulberry St, entre as ruas Prince e Houston, no bairro Nolita. Construída entre 1809 e 1815, foi a sede da Arquidiocese Católica Romana de Nova York até a atual Catedral de São Patrício ser aberta em 1879. Declarada Basílica Menor em 2010.

www.oldcathedral.org

Nela uma imagem de Nossa Senhora da China.

Oração a Nossa Senhora da China

Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, em filial devoção, oferecemos nossa capacidade, nossas palavras, nosso trabalho, o que somos, o que temos e toda nossa vida. Oramos, mãe de sacerdotes, irmãs e catequistas, para que proclamem o Evangelho com zelo e lealdade e espalhem a Igreja de Deus por toda a China. Oramos, Mãe dos cristãos, para que seus filhos e filhas cresçam na prática da bondade dia após dia. Rogamos, Mãe, também pelos que não creem, para que saiam das trevas do erro e sejam iluminados pela luz da fé. Oramos, tenha pena da imensa população da China também redimida pelo sangue do seu Filho. Ó Maria, através da sua oração maternal, que todos sejamos atraídos ao coração de Jesus, a fonte da bondade e da vida e nos tornemos na Igreja, um rebanho sob o pastor. Senhora, ajuda dos cristãos, rogai por nós! Mãe da Graça, rogai por nós! Rainha da China, rogai por nós!

Saindo da Catedral, encontramos um lugar para almoçar e comemos muito bem, na 160 Prince St, Coco Pazzo Trattoria.

Uma caminhada até a estação de metrô, retornando para a St Patricks Cathedral, “America’s Parish Church”, para a missa em espanhol. Mais informações sobre a Catedral, ver “Nossos Roteiros Nova York 2017”.

No início do mês é possível assistir gratuitamente a iluminação de árvores nos bairros.

O frenesi no coração de Manhattan nos mantém entretidos em qualquer época do ano, mas, principalmente, quando o Papai Noel está na cidade.

As vitrines se iluminam, com belas decorações, o que começou em 1906, na 5ª Avenida. Logo depois, a Times Square fez sua estréia na véspera do Ano Novo, em 31 de dezembro de 1907 e, em 1931, o Rockefeller Center decorou sua primeira Árvore de Natal, nos seus 23 metros de altura, diâmetro de 14 metros, pesando aproximadamente 14 toneladas, com mais de 50 mil LEDs multicoloridas.

Uma visita de inverno não seria completa sem desfrutar de uma das tradições mais célebres da cidade, o rink de patinação, na base da icônica Árvore de Natal, no coração do Rockefeller Center. No nosso caso, só para olhar mesmo.

www.therinkatrockcenter.com

Jantamos no Cucina & Co no Rockefeller Center e, como vocês puderam observar, somos atraídos por comida italiana.

> 09/12/2019 – 2ª feira

Véspera de nosso retorno, caminhamos, caminhamos, caminhamos, sem lenço, sem documento …

> 10/12/2019 – 3ª feira – dia da volta para casa

Voo Delta DL 2412, saindo de Nova York às 14:14 horas, com destino a Atlanta (ATL), onde chegamos às 16:57 horas. Uma parada de 2 horas e embarcamos Delta DL 061, saindo às 19:19, com destino ao Rio de Janeiro (GIG), com chegada às 6:45 horas de 11/12/2019, 4ª feira.

E com a pandemia provocada pelo coronavírus,

quando será que faremos uma nova viagem …