APARECIDA (SP) – BRASIL – 2022 (MAI-JUN)

31/05 a 03/06/2022

Rumo a Aparecida (SP) para participar do XV Congresso Mariológico – Tema: Virgem Maria, nossa irmã, no caminho sinodal da Igreja. Seguimos eu, JR e o amigo irmão em Cristo Eduardo Magalhães.

O Congresso é uma realização da Academia Marial de Aparecida – AMA, vinculada ao Santuário Nacional de Aparecida e a Faculdade Dehoniana de Taubaté, aprovada pelo MEC.

Antes de chegar a Aparecida (SP) uma parada para o almoço no excelente Restaurante Di Cavalcanti, um dos restaurantes do Hotel & Golfe Clube dos 500. Se quiserem saber mais sobre este hotel, leiam em https://www.nossosroteiros.com.br/guaratingueta-sao-paulo/

Chegando a Aparecida (SP), pela primeira vez nos hospedamos no Hotel Porto Real, da Rede Summit Hotels, na Avenida Itaguassú, 2850, à 2 km do Santuário Nacional. Gostamos muito de nossa estadia nesse hotel, construído próximo a área onde os três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Do nosso apartamento, uma bela vista que incluía as águas do Paraíba do Sul e a novíssima Estação Porto, de onde sai o Trem do Devoto, que faz a ligação entre a Cidade do Romeiro, próxima ao Santuário Nacional e o Porto Itaguaçu, num trajeto de 1300 metros, passando pelo Caminho do Rosário. A locomotiva de cinco vagões tem capacidade para transportar até 60 pessoas.

O Caminho do Rosário pode e deve ser percorrido também a pé, para oração e contemplação dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Leve o Guia Oracional Caminho do Rosário, onde se encontra o passo a passo de como rezar o Santo Terço e os Mistérios do Rosário. Com o aplicativo Santuário Play é possível rezar na companhia de um missionário redentorista, através da tecnologia de realidade aumentada. São mais de 100 esculturas em tamanho natural dos artistas paraguaios Blas Servin e Angela Servin, além de 90 espécies de plantas que remetem às histórias bíblicas.

Às 17 horas estávamos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional, para pegarmos nossas credenciais e nosso material. Como a abertura do Congresso seria às 19 horas, fomos até o Santuário para agradecer mais uma oportunidade de estarmos ali, na Casa da Mãe.

Às 19 horas o Congresso teve início com as falas de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, Chanceler da Academia Marial de Aparecida; do Padre Eduardo Catalfo, Presidente da Academia Marial de Aparecida; do Padre José Ulysses da Silva, Diretor da Academia Marial de Aparecida, tendo o encerramento se dado às 20:15 horas.

No hotel, um Restaurante e Lounge Bar nos permitia, diariamente, o relaxamento necessário, com boas opções de lanche, num ambiente agradável e atendimento atencioso.

Dia 1º/06/2022, 4ª feira, o Congresso teve início com suas três Conferências e encerramento com a Celebração Eucarística na Basílica Nacional.

 

Dia 02/06/2022, 5ª feira, às 8 horas, retomamos nossa participação no Congresso para as duas Conferências e um Seminário, com o dia se encerrando com um Momento Musical, Lançamento de Livros e Exposição Artística.

 

Dia 03/06/2022, 6ª feira, às 8 horas, retomamos nossa participação no Congresso para mais duas Conferências.

 

 

E dentro do contexto do Congresso, contando com a amizade e competência da Guia de Turismo Maria Jovita (12) 99662-8555 fizemos a visita guiada à Fachada Norte do Santuário

Ao se aproximar da Fachada Norte a frase “Estais mergulhados na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo” vai direto ao coração do que significa ser cristão.

 

O projeto de revestimento das fachadas do Santuário Nacional é do Padre Jesuíta esloveno, teólogo, artista e escritor, Marko Ivan Rupnilk, um dos mais importantes autores e pensadores da arte sacra a atualidade.

Durante 4 meses, Padre Rupnik e uma equipe composta de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades revestiram 4 mil m² da fachada norte, um prolongamento da liturgia celebrada no interior da Basílica.

A escolha da fachada norte para começo da obra de revestimento das fachadas decorreu de ter sido esta a primeira a ser construída em 1955. Composto por 24 cenas,  ali se encontram as principais passagens do Livro do Êxodo, desde a história de José, o Nascimento e a Vocação de Moisés, as situações de Escravidão do Egito, a Ação de Deus em favor do Povo, a Páscoa Hebraica, a Libertação, a Travessia do Mar Vermelho e os eventos do Deserto.

E a Jornada Bíblica continua, com o revestimento da Fachada Sul pelos caminhos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.