CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) – BRASIL – 2022 (MAI)

21 a 23/05/2022

Esta viagem teve um só propósito: nos reunirmos em torno do nosso primo-irmão e cantor Fábio Lopes. Fomos eu & meu marido; Cláudio (irmão do Fábio) & Marília; Flávio (irmão do Fábio) & Martinha; Selma (minha irmã e prima-irmã do Fábio) & Erik.

Fazia algum tempo que meu primo Claudio criou o grupo dos “Primos” no Whatsapp e temos buscado, eventualmente, nos reunirmos, resgatando um convívio tão próximo quanto o que tivemos na infância e adolescência. E a ida a Campos, para um show do Fábio, foi mais uma oportunidade criada para nos vermos, conversarmos, estarmos juntos, mesmo que por pouco tempo e prestigiarmos o talento do Fábio.

Assim, eu & meu marido e o Claudio & a Marília saímos do Rio no sábado, 21/05/2022; o Flávio & a Martinha moram em Campos e Selma & Erik foram de Tombos (MG) para Camp0s no domingo, 22/05/2022, dia marcado para o nosso encontro, que foi muito bom.

Do Rio a Campos são 286 km. Nos hospedamos no eSuítes Campos dos Goytacazes, Rua Tenente Coronel Cardoso, 1031 – Centro e almoçamos no próprio hotel, no Guest Restaurante. Nesta altura, Claudio & Marília também tinham chegado ao hotel e fomos até a casa do Fábio, onde moraram seus pais, meus tios, Walter e Mariinha (Maria Eugênia).

De volta ao hotel, demos uma descansada e depois saímos para jantar. O local previamente escolhido, o Potenza, foi uma agradabilíssima surpresa. Restaurante de comida italiana, na Rua Benta Pereira*, 96 – Parque Conselheiro Tomaz Coelho, próximo ao hotel. Um local muito bonito e comida deliciosa. Uma sala entre a parte interna e a parte externa oferece um buffet de frios para degustar de entrada junto com um bom vinho.

* curiosidade a partir de uma dica dada pela nossa prima Suely: Benta Pereira viveu de 1675 a 1760, matriarca de uma família de seis filhos e considerada uma heroína campista. A ela se atribui participação ativa no histórico levante de 21 de maio de 1748. Na manhã daquele dia, cerca de 500 habitantes da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes tentaram impedir, à força, a posse do 4º Visconde de Asseca como donatário da Capitania da Paraíba do Sul. O levante foi o estopim de um longo conflito pela propriedade de terras opondo dois grupos familiares, tendo como ponto de partida remoto o fracasso da tentativa de colonização por parte do donatário Gil de Gois, no século XII. De um lado estavam os descendentes de Salvador Correia de Sá e Benevides, que conseguira da Coroa Portuguesa a condição de novo donatário da capitania. Seus descendentes entraram para a história campista como o 1º, o 2º, o 3º e o 4º Visconde de Asseca. Do lado oposto estava um coeso grupo familiar – que tinha em Benta Pereira uma ativa participante – a reivindicar a propriedade das terras e acusar os Asseca de exercer um domínio tirano na planície Goitacá. A reverência a Benta de Souza Pereira expressa o tributo a uma geração de campistas avessa à obediência cega às ordens da Coroa. Sinal disto é a própria instalação da Câmara em 1652 – desautorizada pelo rei e reafirmada pelos campistas ilegalmente em 1656. fonte: www.camaracampos.rj.gov.br

O Brasão da cidade foi elaborado com a inscrição “aqui as mulheres pugnam por seus direitos”, numa alusão às lutas de Benta Pereira e sua filha, Mariana Barreto.

No domingo, após o café da manhã, chegaram no hotel o Flávio e sua criativa e incrível academia móvel, e a Selma & o Erik.

Às 12 horas já estávamos na Casa Goitacá, na Rua Mariano de Brito, 128 – Parque Tamandaré, onde aconteceria o show acompanhado de uma feijoada. Flávio & Martinha se juntaram a nós para o show e ali ficamos ouvindo boa música, batendo um bom papo e saboreando uma feijoada, tudo junto e misturado.

De volta ao hotel, descansamos para no dia seguinte retornarmos ao Rio de Janeiro, no aguardo do próximo encontro dos primos “Azevedo”.