APARECIDA – ROSEIRA – PIQUETE – SANTO ANTÔNIO DOS PINHAIS (SP) MAI-JUN 2023

Mais uma vez rumo a Aparecida para o XVI CONGRESSO MARIOLÓGICO – “A MARIOLOGIA DO PAPA FRANCISCO”, de 01 a 04/06/2023, eu, Jose Roberto e Eduardo Magalhães.

Como sempre chegamos antes da data de início do Congresso, em 29/05/2023, a fim de criar oportunidade de melhor conhecer o roteiro religioso do Vale do Paraíba. Nossa opção de hospedagem recaiu sobre o Hotel Rainha do Brasil.

Com a amiga e guia de turismo Maria Jovita na3ª feira, 30/05/2024, fomos a Roseira (SP), a 12 km de Aparecida, com o objetivo de conhecer o  MOSTEIRO DA SAGRADA FACE, pertencente à Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote (COCS). Inspirado nos castelos italianos, com estilo medieval, revestido de quartzito conhecido como ‘pedra de São Tomé’, sua construção foi iniciada no ano de 1971. O Mosteiro possui jardins internos, 4 Capelas (Nossa Senhora das Vitórias, Sagrada Face, Divina Misericórdia e Sagrada Família), biblioteca, museu, mirante, cruzeiro, pesqueiro e grande área verde para passear e descansar, além de diversas imagens e quadros religiosos, sendo o mais importante a Sagrada Face de Jesus. De 2ª feira a domingo, das 8 às 11:45 horas e das 13 às 17 horas, com missas às 18 horas de 2ª a 6ª feira; às 19 horas aos sábados e às 10 horas aos domingos. Estrada dos Oblatos, 01 – Pindaitiba www.oblatosdecristo.com.br

“Senhor, mostrai-nos a Vossa Face e seremos salvos.” (Salmo 79)

A imagem da Face de Jesus, exposta neste Mosteiro, foi pintada em 25/03/1959, em Lagoa Santa – MG, pelo Padre Januário Baleeiro. Apesar de não ser um artista, atendendo pedido das Filhas de Maria, esboçou um rosto humano sobre o tecido. Ao despregar o pano da mesa, os que estavam presentes verificaram que no verso havia uma outra face de Cristo: uma face pintada e outra revelada.

A face pintada tem semelhanças com a imagem do Santo Sudário de Turim, o que causa admiração. Submetida a peritos, esses afirmaram que “no referido suporte de cetim trabalharam duas pessoas com capacidades e talentos artísticos muito diversos, uma em cada lado do pano … mesmo que se pretenda admitir que tenha havido vazamento de tinta … ele terá sido guiado por um ‘acaso’ que resultou em trabalho muito superior.”

O povoado que deu origem ao município de Roseira surgiu por volta de 1750, na margem do caminho real que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro. No período entre 1770 e 1840, a região foi ocupada por grandes engenhos de cana-de-açúcar e mais tarde, com a introdução da cultura do café, tornou-se importante produtora.

Seguimos para a cidade de Piquete (SP), aos pés da Serra da Mantiqueira, ar puro, clima ameno, montanhas, trilhas em plena Mata Atlântica, banhos em cachoeiras* e em piscinas naturais, saudáveis caminhadas beirando pequenos riachos de águas cristalinas, caminhadas em trilhas abertas, escalaminhada ao Pico do Marins**, visitas a históricas fazendas cafeeiras da época dos Barões do Café, Tirolesa “Garganta do Dragão”*** e também uma culinária tropeira e um saboroso ‘café da roça’, com queijos de alta qualidade.

*Cachoeira do Mané Bastos, Cachoeira do Zecão, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Jaracatiá, Cachoeira Janela da Mantiqueira

**Pico dos Marins, 2420 m de altura, considerado um dos pontos mais altos do Estado de São Paulo, integra o MONA – Monumento Natural do Instituto Florestal de São Paulo. As escalaminhadas acontecem de abril a julho e devem ser feitas com guias experientes que conheçam o local.

***uma das maiores do Brasil, com um quilômetro de extensão, no local há um bar com petiscos e bebidas

Aí fomos visitar o Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, a ‘Matriz Nova’, inaugurada em 1970, com arquitetura moderna, inspirada no Concílio Vaticano II. Uma bela e imponente imagem de São Miguel está na frente da Igreja e a admirável imagem branca de São Miguel, no interior da Igreja. Aos 29/09/2022, a Igreja foi elevada à categoria de Santuário. Missas as 3as feiras às 19 horas; de 4a feira à sábado às 7 horas e domingo às 7 e às 19 horas

Fomos fortemente acolhidos pela Alenilda, o Walter Fazzeri e Wlady.

Na cidade há a ‘Antiga Matriz’, hoje Igreja de São Miguel e Almas. Construída a partir de 1864, finalizada em 1891. Ambas estão no coração dos piquetenses católicos e tem o respeito de todos. Às 2ª feiras, às 7 horas, missa pelas almas (Antiga Matriz)

Fomos, ainda a Gruta de São Miguel, em março de 2019, no Bairro da Tabuleta, numa grande área de preservação ambiental e conta com um mirante com uma linda vista para a cidade de Piquete. Lugar de espiritualidade e paz.

“São Miguel Arcanjo. Defendei-nos no combate!”

31/05/2023, dia de muita chuva e frio, decidimos ficar em Aparecida e ir à Basílica Velha e a Galeria Recreio, com Mirante, que dá uma maravilhosa fotografia da Passarela da Fé e do Santuário; Praça de Alimentação, cerca de 80 lojas.

01/06/2023, o tempo melhorou e demos uma esticada a Santo Antônio do Pinhal para visitar o Ecco Parque Jardim dos Pinhais, o primeiro parque de Jardins Temáticos do Brasil. Inaugurado em 2005, fica a uma altitude de 1143 metros, na estrada que liga a Estação Eugênio Lefreve (estação do bondinho) ao centro da cidade, a sua esquerda, você verá uma rampa de concreto. É só subir e usufruir.

Com 1200 metros de extensão o circuito de jardins, foi projetado e construído em uma área de pastagem. As plantas são produzidas em estufas no próprio parque. Jardim Montanhês; Jardim Sensitivo; Jardins Temáticos, inspirados em diversas partes do mundo (Jardim Canadense, Jardim Italiano, Jardim Japonês); Jardim das Bolhas; Jardim Desértico; Jardim dos Beija-Flores; Jardim Tropical; Jardim Jurássico; lojas de cafés e souvenirs e produtos artesanais da região da Mantiqueira e Restaurante Jardins, especializado em gastronomia da montanha e com uma das mais belas vistas da Serra da Mantiqueira.

www.jardimdos pinhais.com.br / @jardimdospinhais 

Às 17 horas, depois de um dia agradabilíssimo, já estávamos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, para o início do Congresso, que a partir da piedade popular, vista como uma autêntica espiritualidade, que o Papa partilha conosco uma Mariologia Cristocêntrica, eclesial e essencialmente missionária sobre a qual os conferencistas debruçaram suas reflexões.