Let’s go to Montserrat,
Montanha,
Monastério e

Santuário

Neste dia, 01/05/2012, seguimos pela La Rambla, no sentido da Plaça de Catalunya , onde tomamos o metrô até a Estação Plaça d’Espanya*, comprando o bilhete integrado trem-cremalera.
* da Estação Plaça d’Espanya, todos os dias da semana saem trens FGC – Ferrocarrils de la Generalitat, a cada hora, a partir das 8:36 horas.
Tomamos a linha R5 (Montserrat – Manresa), descendo na Estação de Monistrol de Montserrat, tomando a cremalera que nos levou à Montanha, Monastério e Santuário de Montserrat.
Observação: existe a opção de comprar o bilhete integrado trem-aeri (teleférico), devendo, então, descer na Estação Monteserrat – Aeri, estação anterior à Montserrat de Monistrol.

O Mosteiro do Monte Serreado, localizado na base do Monte Serreado, perto de Barcelona, na Catalunha, na Espanha, é um mosteiro beneditino, onde se encontra a famosa imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, Padroeira da Catalunha, ‘la Moreneta’.

Segundo uma piedosa tradição, a santa imagem havia sido levada para Barcelona pelo Apóstolo Pedro, aí já sendo venerada no século VI, época em que os mouros, atravessando o Estreito de Gibraltar, invadiram a Espanha e os cristãos, receando a profanação de suas imagens, esconderam-nas embaixo da terra ou em locais inacessíveis das montanhas, entre as quais Montserrat.

Quase dois séculos depois, alguns pastores, à margem do Rio Llobregat avistaram um grupo de estrelas mais brilhantes que o sol e ouviram, simultaneamente, um coro de vozes angélicas. Sem compreender o ocorrido, contaram aos patrões, que por sua vez relataram ao Vigário de Olesa.

Repetindo-se a visão sábado após sábado, foram ter com o Bispo na cidade de Manresa, e este, acompanhado do Prefeito de Barcelona, subiu a montanha em busca de algo que o esclarecesse. De fato, encontrou uma caverna e deparou-se com belíssima imagem da Virgem Maria, enegrecida pelo tempo, abençoando o Divino Menino.

Organizou-se, então, uma romaria para levar a santa imagem a Manresa, contudo, ao chegar ao lugar onde hoje se ergue o santuário, a imagem tornou-se irremovível. Era evidente que Nossa Senhora queria estabelecer ali seu trono.

O mosteiro foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde havia sido encontrada a imagem de Nossa Senhora de Monte Serreado, em 880.

No ano de 1550 chegou como peregrino Santo Ignacio de Loyola.

Destruído por tropas francesas em 1811,  por ocasião da Guerra Peninsular e reconstruído em 1844.

Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã.

Não se consegue entender como puderam construir tão alto, quase no topo da montanha.

Temperatura de 12º e sensação térmica de 11º, enquanto em Barcelona a temperatura estava ao redor dos 20º.

Santa Maria de Montserrat, rogai por nós.

A mão direita segura a esfera do mundo, que simboliza o poder sobre todo o universo, próprio de Jesus Cristo e, por extensão, também da sua Mãe

A mão esquerda não toca no Filho, mas apresenta-o como o ‘Fruto bendito do seu ventre’.

O Menino abençoa com a mão direita e segura uma pinha com a esquerda, símbolo de vida e fecundidade.

Rosa d’abril, Morena de la serra,
de Montserrat estel:
il-lumineu la catalana terra,
guieu-nos cap al cel.
Rendez-vous à Montserrat !